Jiu- Jitsu é uma arte marcial milenar japonesa que utiliza a técnica de golpear o adversário com golpes corporais. Etimologicamente, a expressão japonesa jiu-jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.

Os atletas de Jiu- Jitsu usam faixas que vão sendo trocadas com o nível que o lutador vai avançando que representa o tempo de prática de habilidade do atleta. As faixas são nas cores e essas cores impõe hierarquias entre as cores que devem ser respeitadas por seus usuários:

Jiu-jítsu brasileiro – Wikipédia, a enciclopédia livre

Branca – Para qualquer idade;
Cinza – Entre 4 anos a 6 anos;
Amarela – De 7 a 15 anos;

Laranja – De 10 a 15 anos;
Verde – De 13 anos a 15 anos;
Azul – Varia com o potencial do atleta, normalmente aquele que pratica de 1 ano e meio, a 2 anos, e a partir de 16 anos;
Roxa – Varia com o potencial do atleta, normalmente 2 anos, e a partir de 16 anos;

Marrom – Varia com o potencial do atleta, normalmente 1 ano e meio, a partir de 18 anos;
Preta – A partir de 19 anos;
Coral – Mestre;
Vermelha – Grande Mestre.

Não se sabe ao certo onde o Jiu- Jitsu surgiu, mas acredita-se que surgiu entre a índia e a China nos séculos III e VIII. No entanto a técnica se desenvolveu no Japão e no começo era visto como uma luta marginalizada já que os golpes envolviam, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas no corpo do adversário.