O boxe também conhecido por outro nome, o pugilismo, é um esporte que envolve luta. Os competidores usam luvas acolchoadas e utilizam as mãos para atacar e se defender dos golpes. Os golpes são usados pelos atletas para golpear o adversário e levá-lo a nocaute ou vencer pela soma de pontos conquistados com os golpes.
O boxe já era um esporte popular e bem desenvolvido na Grécia Antiga e foi introduzido nas Olimpíadas no ano 688 antes de Cristo. Os lutadores utilizavam faixas de couro nas mãos e as lutas só terminavam quando um dos lutadores admitia a derrota ou não conseguia mais lutar.
O boxe chegou no brasil no início do século XX, através de imigrantes alemães e italianos, no estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Já a primeira luta de boxe no Brasil, foi no ano de 1913, na cidade de São Paulo.
O primeiro boxeador que teve sucesso no Brasil, foi o Benedito dos Santos, que ficou conhecido como Ditão. No ano de 1923 em suas três primeiras lutas, ele conseguiu ganhar dos seus adversários sem nenhum tipo de dificuldade, levando todos a nocaute ainda no primeiro round.
No ano de 1932 foi criada a federação de boxe no Brasil, assim, os atletas brasileiros puderam começar a disputar os títulos internacionais. Em 1933 foi a primeira vez que o Brasil participou de um campeonato internacional na Argentina. Maguila e Popó foram os grandes nomes do boxe brasileiro.