sábado, maio 17, 2025
More

    DESTAQUES

    5 habilidades que todo nadador precisa ter para ser profissional

    Embora peixes e crianças pequenas façam com que deslizar pela água pareça fácil, nadar exige força e coordenação de todo o corpo. Você precisa mover suas pernas e braços em conjunto, bem como cronometrar sua respiração e movimentos para obter a máxima eficiência.

    Outras habilidades básicas na natação incluem mergulhar na água para obter um início suave em sua braçada e remando, o que lhe dá uma ideia de como se mover corretamente na água. Quando você se sentir confiante para se movimentar na água, poderá começar a aprender os movimentos básicos da natação, como nado peito e borboleta.

    1. Respirando corretamente

    Muitas vezes negligenciada entre as habilidades de natação é a capacidade de sincronizar suas respirações com seus movimentos. Ao aprender a respirar enquanto nada, os iniciantes tendem a levantar a cabeça acima da água quando ficam sem ar e suspiram por mais.

    Mas quebrar o ritmo ao nadar o deixa mais lento e o cansa. E se você não souber respirar enquanto nada, terá dificuldade em fazer movimentos suaves e coordenados.

    A ideia básica envolve expirar pelo nariz e pela boca quando a cabeça estiver debaixo d’água, depois levantar a cabeça para o lado e respirar fundo antes de mergulhar o rosto de volta na superfície. Pratique esse movimento ao se segurar na lateral da piscina com os braços estendidos.

    1. Fique de pé na água na altura do peito na piscina, de frente para a parede, com as mãos na borda da piscina.
    2. Curve-se na cintura, inspire e coloque o rosto na água.
    3. Lenta, mas com força, solte o ar em seus pulmões pelo nariz e pela boca.
    4. Gire a cabeça ao expirar, inclinando-a para o lado, em direção à superfície da água.
    5. Quando a bochecha e a boca emergirem da água, inspire. Não engasgue ou levante a cabeça muito alto.
    6. Repita o exercício, respirando para a esquerda e depois para o lado direito.

    Dica

    Quando estiver confortável respirando enquanto segura a borda da piscina, tente o mesmo padrão de respiração enquanto segura uma prancha, usando apenas as pernas para impulsioná-lo pela água enquanto pratica a respiração.

    Alternativamente, você pode colocar uma boia de tração (uma boia de espuma em forma de amendoim que mantém as pernas flutuando) entre as coxas para que você possa se concentrar em emparelhar apenas os movimentos da parte superior do corpo com a respiração.

    2. Remo

    Remar enquanto nada dá a sensação de se mover pela água e evita que você afunde na água. É uma das primeiras habilidades de segurança que os iniciantes aprendem, mas nadadores sincronizados experientes e jogadores de pólo aquático também dependem do remo.

    1. Enquanto estiver posicionado horizontalmente na água (na barriga), mova as mãos – palmas para baixo e dedos abaixo dos pulsos – em um movimento circular ou em forma de oito logo abaixo da superfície da água, exercendo pressão para baixo.
    2. Coloque uma bóia de tração entre as coxas para não precisar chutar.
    3. Para um scull para a frente, mantenha os braços retos à sua frente. Para um scull no meio, dobre ligeiramente os cotovelos com as mãos mais largas do que os ombros.

    Dica

    Ao variar sutilmente a inclinação de seus antebraços e palmas das mãos, você determina se avança, retrocede ou permanece em um lugar. Quando você inclina levemente os antebraços e as palmas das mãos para trás em direção ao corpo, você se impulsiona para a frente.

    3. Coordenando suas ações

    Os nadadores iniciantes muitas vezes se vêem cortando a água com seus membros. Isso é bom. Leva um tempo para sentir como mover seus membros no tempo. Você também deve se acostumar a mover os músculos da parte inferior das costas, abdômen e quadris para impulsionar você para a frente.

    Da mesma forma, tente deixar as pernas subirem atrás do corpo e mantenha uma posição esguia e aerodinâmica. Com o tempo, isso reduz o arrasto da água e o torna um nadador mais eficiente.

    4. Cursos de Aprendizagem

    Uma vez que você se sinta confiante com as habilidades básicas de natação, dominar uma braçada específica é seu próximo desafio. O nado peito, embora exija um pouco mais de coordenação do que o crawl, oferece um golpe estável e suave, ideal para iniciantes.

    1. Fique em linha reta na superfície da água, mantendo a cabeça erguida.
    2. Puxe os braços juntos com as mãos quase se tocando.
    3. Quando suas mãos alcançarem o peito, dobre os joelhos e levante os pés em forma de sapo com as solas dos pés apontadas para cada lado.
    4. Empurre para trás com as pernas e estenda as mãos para a frente simultaneamente. Essa propulsão dupla deve ajudá-lo a atravessar a água.

    Estatísticas de natação mostram que o esporte se tornou parte dos Jogos Olímpicos em 1896. Os primeiros eventos foram o nado livre e o nado peito, segundo o site das Olimpíadas.

    5. Mergulho

    Mergulhar na piscina é uma das habilidades de natação necessárias – mesmo que comece fora da água. Pratique sempre o mergulho em uma piscina profunda com um salva-vidas de plantão.

    Quando você começa, o mergulho pode envolver apenas juntar as mãos acima da cabeça e curvar suavemente o corpo para a frente em direção à água até cair de cabeça.

    À medida que você progride, tente pular levemente e endireitar as pernas atrás de você enquanto mergulha para entrar na água suavemente.

    mais lidas

    LEIA MAIS