Quando se trata de planejar férias, nada fica tão gravado na memória quanto aquele que envolve atividades extremas. Por extremo, estamos falando de uma loucura de adrenalina, conquista de medo e abandono de conforto. As aventuras extremas variam de pessoa para pessoa, mas essas cinco atividades extremas são garantidamente o material para o qual a mídia social foi feita.
1. Embarque no vulcão, Léon, Nicarágua
Não é mais suficiente chegar perto da borda de um vulcão (como no Havaí), pegar um helicóptero sobre ele (como na Islândia) ou se maravilhar com a forma como a lava brilha em uma caminhada noturna (que você pode fazer na Costa Rica) – você tem que entrar nisso. O Volcano boarding foi iniciado por um australiano (é claro) nos arredores da cidade de Léon, na Nicarágua, e é lá que você fecha o zíper do seu traje resistente ao calor, pega uma prancha, caminha e depois surfa pelo lado do mar muito quente e muito vulcão ativo de Sierra Nevada. Os pensionistas podem se mover a velocidades de até 90 km/h e, usando seus pés para quebrar e seus nervos bem preparados para evitar rochas vulcânicas irregulares, obterá muita adrenalina. O seixo vulcânico não é tão indulgente quanto a areia ou a neve.
2. Mergulho em cavernas de água doce, Yucatan, México
O mergulho em alto mar oferece suas próprias emoções e aventuras. O mergulho em cavernas de água doce oferece vistas – e perigos – que você não encontra no oceano. O mergulho em cavernas profundas é apontado como uma das últimas barreiras de exploração na Terra, e um dos grandes estresses que você pode colocar em seu corpo e requer muita experiência, e muitas vezes alguma tecnologia auto-projetada, para permitir o acesso a esses novos áreas antes inexploradas. Aqueles com menos experiência podem praticar esportes radicais visitando a Península de Yucatán, no México. Com algumas formações rochosas incríveis, estalactites e muita mitologia fascinante ao seu redor, as piscinas de água doce do México (ou cenotes) são na verdade portas de entrada para vastos rios subterrâneos e sistemas de cavernas que ainda são apenas parcialmente explorados. Definitivamente uma atividade extrema que recompensa qualquer pessoa com uma câmera à prova d’água.
3. Heli-esqui, Montanhas Chugach, Alasca
Se você pensa no mergulho em cavernas de água doce como a versão extrema do mergulho em alto mar, o heli-esqui é para aqueles que querem algo um pouco mais extremo do que esquiar. O heli-esqui fará com que você se lance de um helicóptero no ar para acessar um pó virgem que de outra forma seria inacessível. O material dos filmes de Bond e vídeos virais, o heli-ski foi proibido na Europa, mas ainda está disponível na Nova Zelândia e no Canadá. O pó mais profundo e macio é, segundo os especialistas, encontrado na cordilheira Chugach, no Alasca. Esses picos ficam nas profundezas dos 53.000 km2 do Parque Nacional Wrangell-St Elias. Não é um lugar que está prestes a ser invadido por turistas tão cedo, mas um que recompensa qualquer pessoa experiente e corajosa o suficiente para fazer a viagem.
4. Rolamento de queijo, Cooper’s Hill, Inglaterra
Longe de ser assunto de notícias estranhas, o queijo enrolado combina tradição antiga com emoções de alta octanagem e sério perigo. Uma atividade extrema que foi exportada para o Canadá, Nova Zelândia e Austrália, o maior e mais perigoso lugar para experimentá-la é onde tudo começou, em Gloucester, na Inglaterra. Na última segunda-feira de maio, uma pequena roda de queijo Double Gloucester é rolada pela encosta de grama escorregadia de Cooper’s Hill, perto da cidade tipicamente pacífica de Brockworth. Em seguida, vêm várias centenas de corredores, muitos dos quais rapidamente se tornam tumblers e alguns dos quais são feridos ou feridos na perseguição, e muitos dos quais voltam ano após ano.
5. Escalada no gelo, Ouray Park, Colorado
Claro, caminhar nas geleiras é incrível, escalar montanhas é incrível e cachoeiras congeladas são impressionantes, mas combine todas elas e você terá um esporte radical que supera todos os três. Escalar cachoeiras congeladas e a estranha geleira é um passatempo tão cheio de adrenalina e viciante que o Colorado reserva uma área inteira apenas para esse propósito expresso. Embora você possa encontrar alguns locais impressionantes na Islândia, Escócia e Escandinávia para isso, o Ouray Park, no Colorado, é de tirar o fôlego e é o lugar perfeito para experimentá-lo e chegar a algumas escaladas incrivelmente difíceis.